quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Agora foi!

O “sucesso” e o “fracasso” eleitoral do PT no Pará.

Fiz uma rápida busca nos nomes ligados ao PT no Pará e o desempenho dos mesmos nas eleições de domingo, em especial na região oeste do estado. Em Belém, o PT ficou de fora do segundo turno e deverá apoiar o “companheiro” Priante (do PMDB de Jáder Barbalho).

Em Santarém, onde a prefeita petista do Maria do Carmo Martins foi reeleita, os candidatos a vereador ligados ao meio agrário tiveram desempenho insuficiente para ocupar uma vaga na Câmara. A ex-presidenta do STTR local, Ivete Bastos foi a terceira mais votada na legenda petista e não assegurou o mandato. Sorte igual teve Rivelino Mota, ligado à Colônia de Pescadores e a comunidades de várzea. Também ficou de fora Odete Costa, ligada a comunidades quilombolas e Milton Peloso, ex-executor do Incra em Santarém.

Sucesso mesmo teve Nélio Aguiar (PMN), médico promissor e “assentado” que progrediu. Conforme denunciou a Rede Record, o futuro vereador é “assentado” pelo Incra de Santarém e foi o quarto candidato mais votado no município, com 4.363 votos. Comenta-se que deverá ser o presidente da Câmara local. Sucesso igual teve a “assentada” e prefeita Gorete Pereira, reeleita em Aveiro.

Em Anapú, em votação apertada, Chiquinho do PT e Délio Fernandes também se deram bem. Foram eleitos prefeito e vice, sendo agraciados depois de tantos serviços prestados à população local (vê mais sobre o assunto em Agora vai: “Pra Frente Anapú”).

Situações diferentes tiveram ex-mandatários do Incra no estado. Cristiano Martins, ex-Superintendente em Belém foi eleito prefeito em São Domingos do Capim. Já a candidata Bernadete, que já respondeu pela SR-27 do Incra, logrou apenas o terceiro lugar na disputa pela prefeitura de Marabá.

O ex-Superintendente do Incra em Santarém, Pedro Aquino de Santana, não se lançou candidato, mas apoio fielmente o seu pupilo em Novo Progresso, o new-petista Tony Fábio, que perdeu de lavada para a candidata Madalena do PSDB (63 a 36%). Tony concorria a releição e depois da derrota armou o maior circo na cidade, botanto inclusive o juiz local para correr. Na cidade de Alenquer, Aurea Nina, candidata petista amargou o terceiro lugar na disputa local.

Já Lenir Andrade, também levou “bomba” em Medicilândia. Lenir é ex-mulher de Zé Geraldo, deputado federal petista e perdeu por pouco menos de 100 votos o cargo que já ocupava. Ainda perderam por votações apertadas os petistas de Monte Alegre (Dr. Sérgio) e Brasil Novo (Alexandre).

No Oeste do Pará, candidaturas ligadas ou coligadas ao PT tiveram êxito em Pacajá (Pe. Emir – PPS); Anapú (Chiquinho do PT); Rurópolis (Aparecido – PMDB); Trairão (Danilo Miranda – PMDB); Jacareacanga (Raulien Queiroz -PT); Aveiro (Gorete Xavier - PTB); Belterra (Geraldo Pestana - PT); Santarém (Maria do Carmo – PT); Prainha (Sergio Pingarilho - PMDB); Faro (Denis Guimaraes - PTB); Óbidos (Jaime Silva -PTB) e Almerim (Botelho – PT).

Por outro lado, a direita clássica elegeu-se em Altamira (Odileida Sampaio -PSDB); Senador José Porfírio (Cléto – PMDB); Vitória do Xingú (Líber – PTB); Porto de Moz (Berg Campos – PTB); Brasil Novo (Carlinhos – PR); Medicilância (Ivo Muller –DEM); Uruará (Eraldo Pimenta – PMDB); Placas (Negão Brandão – PSDB); Itaituba (Roselito Soares – PR); Novo Progresso (Madalena –PSDB); Terra Santa (Marcílio Picanço - PMDB); Oriximiná (Gonzaga – PV); Curuá (Reis - PTB); Alenquer (João Piloto – DEM) e Monte Alegre (Jardel –PMDB).

Como se vê, há partidos que estão nos dois lados, pois se coligaram ora com o PT, ora contra o PT. Ou seja, no fingir dos ovos, deu tudo na mesma!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns.
Boa análise. Deu de 10 em alguns analistas oficiais.

Arnaldo José disse...

boa