segunda-feira, 6 de outubro de 2008

É Fantástico!

O Fantástico de ontem mostrou como grande novidade o assentamento do Incra no estado do Mato Grosso que além de campeão no desmatamento possui no seu interior uma madeireira clandestina. O repórter, com medo, nem chegou perto da madeireira, preferindo sobrevoa-la.

Logo em seguindo, o super-Cassel (MDA) declarou que as providências já estão sendo tomadas para resolver a situação e que o Incra acompanha de perto todos os seus assentamentos.

Mas, porque a reportagem não veio ao Oeste do Pará, onde segundo o Greenpeace e o Ministério Público Federal em muitos assentamentos nem assentado há e onde há projetos que ao invés tem uma há várias madeireiras atuando? Opções não faltam. Veja o quadro abaixo de algumas áreas de supostos Projetos de Desenvolvimento Sustentáveis (PDS) no Oeste do Pará.

Reparem que eles foram criados justamente fora das áreas desmatadas e de ocupação consolidada, inclusive desviando destas áreas. Estão todos em áreas de florestas primárias ou pelo menos estavam antes da sua (in)formal criação

Veja a matéria Madereira ilegal funciona dentro de terras do Incra

Leia ainda:
Assentamentos de Papel, Madeira de Lei - Parceria entre Incra e madeireiros ameaça a Amazônia.

Observação: A figura acima foi retirado da Ação Civil Pública por improbidade administrativa que o MPF move contra servidores, diretores e ex-diretores do Incra em Santarém. Clique em Bloqueados bens e quebrados sigilos de servidores do Incra no Pará
Comentários
0 Comentários

0 comentários: