quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Wikipédia descreve o Safra-Legal

“O esquema do Plano Safra Legal funcionou de novembro de 2004 até abril de 2005 e foi usado para arrecadar de forma irregular recursos financeiros para políticos ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Originalmente o Safra Legal era um plano do Ibama para regularizar a retirada de madeira de assentamentos no Pará. Entretanto, funcionários ligados ao instituto começaram a vender autorizações para madereiras extraírem e transportarem madeira na região paraense. O dinheiro arrecadado era depois usado em benefício de candidatos a prefeito do PT em municípios do estado.

Segundo estimativas da CPI da Biopirataria, que investigou o caso, foram cortados e transportados ilegalmente mais de 220 mil metros cúbicos de madeira, ou o volume equivalente para encher 6 mil carretas de toras.

Os envolvidos, filiados e parlamentares do PT com influência no Ibama, permitiam a extração ilegal de madeira no Pará, e em troca, os madeireiros beneficiados contribuíam para as campanhas políticas do partido.

A CPI da Biopirataria pediu o indiciamento de cinco integrantes do PT acusados de facilitar o corte ilegal de madeira.

Um acordo entre os integrantes da CPI evitou que a senadora Ana Júlia Carepa (PT) e seu ex-marido Marcílio Monteiro fossem também citados entre os pedidos de indiciamento. Inicialmente o nome de Monteiro apareceu entre os indiciados, contudo foi removido depois que a bancada do governo ameaçou inviabilizar a aprovação do relatório. Mesmo assim, o relatório registra como fato estranho Ana Júlia não ter recebido nenhuma doação de madeireiros quando concorreu ao Senado Federal em 2002, mas ter sido agraciada com vultosas contribuições do setor madeireiro em 2004, quando ela concorreu pela Prefeitura de Belém.”

Leia tudo em http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_do_Plano_Safra_Legal
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

ATUALMENTE NO BRASIL ("O PAIS DE TODOS NÓS"), ALÉM DA CORRUPÇÃO, OS SERVIÇOS ELEMENTARES COMO:SAÚDE , HABITAÇÃO,SEGURANÇA, SANEAMENTO BÁSICO,SEM FALAR DE TANTOS OUTROS,SIMPLESMENTE NÃO EXISTEM,O lula E O SEU PT ACABARAM COM TUDO E O QUE MAIS ME IRRITA É VER A IMPRENSA FAZENDO DE CONTA QUE NÃO VÊ NADA. NINGUEM CITA O NOME DO APEDEUTA(o lula). SERÁ QUE JÁ ESTÁ ROLANDO "algum por fora", POR CONTA DE 2010??!!!