terça-feira, 7 de outubro de 2008

MDA: NOTA À IMPRENSA

Servidores do Incra/MT notificaram hoje, às 8h35 ( horário local ), a Indústria e Comércio de Madeiras Mascarello Ltda – ME, localizada na agrovila dos assentamentos Mercedes I e II, no Distrito de Nova Fronteira, que fica a 80 km da sede do município de Tabaporã, no Mato Grosso. As atividades foram imediatamente paralisadas.

O proprietário apresentou documentos em sua defesa e declarou que a madeira tem origem em fazenda particular na região. Toda a documentação está sendo averiguada.

A seguir, os funcionários do Incra encontraram outra madeireira, já embargada pelo Ibama, e colheram informações para verificar a real situação fundiária do local. Mais adiante, duas pequenas serrarias também foram notificadas e, da mesma forma, tiveram que cessar as atividades. A operação desta segunda-feira, 06 de outubro, marca o início da varredura determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em todos os assentamentos de Mato Grosso autuados pelo Ibama.

A varredura conta com seis equipes e consiste em levantamento ocupacional completo, lote a lote, com a retirada de pessoas não autorizadas e a interrupção de eventuais atividades de exploração irregular. Outro passo importante para a proteção do meio ambiente está marcado para esta terça-feira, 07 de outubro, em Cuiabá.

Com a presença do presidente do Incra, Rolf Hackbart, e do governador Blairo Maggi, a autarquia assina com o Estado do Mato Grosso um protocolo para viabilizar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta ), de forma a regularizar a situação dos assentamentos do Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDA

P.S.: Eu só não entendi como é que um assentamento do Incra possui um "proprietário"?
Comentários
0 Comentários

0 comentários: