segunda-feira, 16 de março de 2009

CONTAG se desfilia da CUT, mas continua governista!

Acabo de receber um correio eletrôncio do fiel escudeiro Arnaldo Santa Cruz dando conta da desfiliação da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura da CUT.

A proposta foi sugerida pela Federação dos Trabalhadores e Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Minas Gerais durante o 10° Congresso da entidade que se encerrou na última sexta-feira, 13 de março. A desfiliação da CONTAG em relação à CUT foi aceita por uma diferença de 332 votos, dos 2.559 delegados presentes, sendo que 1.440 votaram pela saída da central.

Criada em 1963 por ocasião do Estatuto do Trabalhador Rural, a CONTAG oscilou no tempo e no espaço, ora como braço do Estado no meio rural (assistência social e contenção de lutas), ora com alto grau de combatividade de sindicatos e federações.

A chapa única encabeçada pelo atual secretário de Relações Internacionais Alberto Broch foi eleita por 97% dos delegados e delegadas que participaram do 10º Congresso, em Brasília. Broch é filiado ao PCdoB, declarou logo de emediato que a Contag trabalhará com a CUT e a CTB (Central dos Trabalhadores Brasileiros), dissiência da CUT. Assim, pelo andar da carroagem, a entidade continua na trilha do governismo, aplaudindo Lula.

Resta saber ainda como se costurou esta desfiliação, já que a relação CONTAG/CUT sempre foi tensa, havendo desde setores que defendiam a constituição da CONTAG como central sindical autônoma até setores reacionários do sindicalismo rural que eram contra à filiação à CUT por uma concepção mais à direita.


Leia mais: Contag decide se desfiliar da da Central Única de Trabalhadores
Comentários
0 Comentários

0 comentários: