segunda-feira, 16 de março de 2009

Vem aí o Liberty Link 62

O Brasil poderá liberar nos próximos dias mais uma variedade de transgênicos. Trata-se do arroz Liberty Link 62. O grão com nome de astronave já freqüentou a pauta de comissões científicas de outros cantos do mundo. A variedade é conhecida por sua grande desaprovação. Isso porque o arroz é geneticamente modificado para ser tolerante a pesticidas à base de glufosinato de amônio, uma substância altamente tóxica.

As variedades de grãos resistentes ao glufosinato, dentre eles o arroz presente na lista de liberações da CTNBio, já foram rejeitados na Europa. Há um mês, a Comissão Européia anunciou uma nova lei de pesticidas que impede a renovação da licença de mercado do agrotóxico. Isso porque a conclusão do corpo de cientistas consultados pela Comissão é de que o glufosinato apresenta alto nível de toxicidade, considerado impróprio para uso em lavouras e para consumo humano, mesmo que em quantidades mínimas.

A Autoridade de Segurança Alimentar Européia, a EFSA (sigla em inglês), lançou em 2005 um relatório sobre os riscos do glufosinato de amônio ao meio ambiente e à saúde humana. As conclusões apontaram que há “risco agudo para crianças”, “alto risco para mamíferos” e “alto risco” para a biodiversidade. Outro fator pesa contra a semente. Após um escândalo que revelou a contaminação genética de campos de arroz nos Estados Unidos, ocorrido em 2006, muitos países fecharam as portas para o transgênico da Bayer. Os prejuízos calculados chegaram a mais de um bilhão de dólares.


Fonte: Campanha "Brasil Livre de Transgênicos"
Comentários
0 Comentários

0 comentários: