terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Amazônia publicada.

Depois de inúmeras tentativas passo a disponibilizar através deste blog o livro Amazônia Revelada: os descaminhos ao longo da BR-163 que se encontra no formato pdf (programa Acrobet Reader) em http://philip.inpa.gov.br/publ_livres/Livros%20inteiros/Amaz%c3%b4nia%20Revelada.pdf

O livro foi publicado em 2005 e é fruto de um trabalho de pesquisa no eixo da BR-163 (Cuiabá-Santarém), que corta o norte do Mato Grosso e o oeste do Pará.

Amazônia Revelada contém algumas das melhores análises do processo de grilagem de terras públicas, expansão da fronteira agrícola e da indústria madeireira e das suas terríveis conseqüências: o trabalho escravo, os assassinatos, a expulsão de camponeses, a expropriação dos povos tradicionais e a destruição ambiental.

Formado por capítulos ora díspares, ora complementares, o livro conta com artigos de Ariovaldo Umbelino, Bernadete Oliveira, Jan Rocha, José Arbex Jr., Phillip Farside, Maurício Torres (o organizador), entre outros.

As estratégias de expansão do capital na região são analisadas desde as Unidades de Conservação dos anos setenta até a atual proposta de asfaltamento da BR para dar escoamento à produção de soja, sempre com a omissão ou a participação ativa do Estado.

Leitura obrigatória para todos aqueles que sonham e lutam por outra Amazônia, como irmã Dorothy Stang, homenageada pelo livro no ano de seu assassinato.

O acesso poderá ser feito a partir da barra lateral do meu blog, o Língua Ferina.

Leia aqui um artigo que fiz em homenagem ao livro Acorda Brasil: tão levando a Amazônia!, o mais comentado até hoje.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: