terça-feira, 10 de novembro de 2009

MPF apresenta denúncia contra ex-vereador do Tocantins por crimes contra servidores do Incra

O Ministério Público Federal no Tocantins (MPF-TO) apresentou à Justiça denúncia contra Ely Justo de Oliveira, ex-vereador do município de Juarina, e José Vital Gomes. Os dois são acusados de terem mantido dois servidores do Incra sob cárcere privado.

De acordo com a denúncia, o crime ocorreu no dia 26 de maio de 2005, no município de Juarina. Na ocasião, os fiscais do Incra, Sandoval Pereira da Silva e José Ribamar de Oliveira Carvalho, estavam no município para cumprir mandado de reintegração de posse de uma fazenda, onde seria promovido um assentamento rural.

Inconformado com o trabalho dos fiscais, Ely Oliveira, que na época era vereador e presidente da Associação dos Lavradores da Colônia Juarina, comandou manifestação com cerca de duzentas pessoas pela cidade. Mais tarde, Ely e José Gomes, reuniram alguns dos manifestantes em uma caminhonete e iniciaram perseguição ao veículo do Incra, quando os dois fiscais retornavam da fazenda onde cumpriram a ordem judicial. Os dois acusados conseguiram, por fim, interceptar o veículos dos fiscais próximo ao cemitério da cidade.

Os manifestantes levaram Sandoval até a casa de Ely, enquanto José Ribamar foi mantido no veículo do Incra, vigiado por duas pessoas que haviam participado da perseguição na Caminhonete.

Sandoval foi mantido em cárcere durante mais de duas horas sendo, inclusive, ameaçado de morte. O fiscal só foi liberado após intervenção de uma advogada. Já José Ribamar permaneceu em poder dos dois homens não identificados até a chegada da polícia militar ao local.

As penas para os crimes praticados por Ely Justo de Oliveira e José Vital Gomes podem chegar a até doze anos de reclusão

Fonte MPF/Blog Azul Marinho com Pequi
Comentários
0 Comentários

0 comentários: