sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Caso Battisti: Marco Aurélio vota contra extradição, mas decisão é adiada

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou ontem contra o pedido de extradição do escritor e ex-ativista italiano Cesare Battisti. Marco Aurélio alegou que o Supremo não pode interferir em um assunto que envolve a relação entre dois países que, no seu entender, é uma questão a ser decidida somente pelo presidente da República.

Até agora, são quatro votos a favor da extradição e quatro contra. Ainda falta o voto do presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes. A sentença foi mais uma vez adiada, pois Mendes alegou que alguns ministros já haviam saído do plenário e preferiu deixar o caso para a próxima sessão da Corte.

Protestos

O julgamento foi retomado em clima de tumulto. Seis manifestantes, logo no início da sessão, pediam a liberdade do ativista e foram retirados à força do plenário. No meio da confusão duas mulheres caíram, empurradas pelos seguranças.



Os manifestantes chegaram a expor dentro do plenário uma faixa com a inscrição: “Liberdade para Cesare Batisti”. Eles disseram fazer parte da Anistia Internacional, do Movimento Crítica Radical e do Movimento dos Sem Teto e também protestaram no lado de fora do STF, na Praça dos Três Poderes.

*Com fotos e informações da Agência Brasil

Comentários
0 Comentários

0 comentários: