quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Os heróis...

Vi há alguns dias atrás no blog do Sakamoto algumas fotografias e o link que dava acesso a outras, sobre alguns heróis que são os imigrantes nos EUA. Trata-se de uma obra da fotógrafa Dulce Pinzón que aborda a situação dos latino-americanos naquele país, trabalhadores que no ensaio aparecem fantasiados.

Como há alguns leitores deste blog nos Estados Unidos e Europa, alguns imigrantes, trago algumas fotografias destes heróis.

Como disse o Leonardo Sakamoto: “Os imigrantes são maltratados e considerados cidadãos de segunda categoria. Quando ilegais, apesar de trabalharem duro para o crescimento do país, são presos e deportados quando encontrados pela polícia. Passam por todo o tipo de preconceito racial, religioso, lingüístico. E enquanto devolve imigrantes, o país e suas empresas exploram os recursos naturais e a mão-de-obra do país de origem dos imigrados, ganhando muito dinheiro com isso e não trazendo desenvolvimento sustentável. Estados Unidos, Brasil, Espanha… A descrição cabe como uma luva para todos.”

Seguem algumas fotos:

BERNABE MENDEZ originario de Guerrero trabaja limpiando vidrios en los rascacielos de Nueva York. Manda 500 dólares al mes


MINERVA VALENCIA originaria de Puebla trabaja como niñera en Nueva York.Manda 400 dólares a la semana.

PAULINO CARDOZO originario del Estado de Guerrero trabaja como cargador en Nueva York.Manda 300 dólares a la semana.

ADALBERTO LARA originario del Estado de México empleado en la construcción en Nueva York. Manda 300 dólares a la semana.
FEDERICO MARTINEZ originario del Estado de Puebla trabaja como taxista en Nueva York.Manda 250 dólares a la semana.

Outras fotos podem ser vistas no sítio da fotógrafa Dulce Pinzón
Comentários
0 Comentários

0 comentários: