sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MS:Polícia Civil confirma que corpo encontrado é de professor Guarani

A Polícia Civil de Paranhos [Mato Grosso do Sul] confirmou nesta quarta-feira (11) que o corpo encontrado no sábado (7/11) é do professor Guarani Kaiowá, Genivaldo Verá, morto após uma emboscada de pistoleiros da fazenda São Luiz contra a comunidade da aldeia Pirajuí, que retomava sua terra tradicional.

De acordo com a polícia, após os depoimentos que incluíam o do pai do indígena, Bernardo Verá, houve a confirmação após a verificação das fotos do corpo, de que realmente pertencia a Genivaldo. A Polícia Civil aguarda a prova cientifica que está sendo elaborada pelo IML (Instituto Médico Legal), em Campo Grande.

Com o laudo, além da confirmação da identidade do indígena, o laudo apontará as causas da morte. Genivaldo tinha duas perfurações no corpo quando foi encontrado preso a um galho de árvore, no córrego Ypoi, distante 30 quilômetros de Paranhos.

O delegado, Walter Guelssi, responsável pelas investigações, afirmou que o trabalho de buscas de Rolindo Vera, outro professor indígena desaparecido, continuará.

Vivendo uma realidade de violenta repressão por parte dos fazendeiros e negação de seus direitos por parte do Estado, os Guarani Kaiowá aguardam há dois anos pelo início do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelo Ministério Público Federal, Ministério da Justiça e Funai para a demarcação de seu território.

O processo foi paralisado depois que o governador do Estado do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, pressionou o governo federal e as equipes de demarcação da Funai foram perseguidas e ameaçadas fisicamente pelos fazendeiros da região.

*Informações da Agência Brasil de Fato
Comentários
0 Comentários

0 comentários: