sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Coca-Colla é isso aí?

O presidente da Bolívia, Evo Morales, resolveu encontrar uma nova função para a planta da coca, que é tradicionalmente mascada pelo povo do país. Na semana passada, seu governo anunciou o lançamento de um novo refrigerante: a Coca-Colla.

A notícia é do jornal O Estado de S. Paulo de 12 de janeiro, e está em Evo anuncia uma nova bebida: a Coca-Colla - Internacional ...

Com a ideia, Evo acerta dois alvos com um tiro só. Primeiro, dá uma rasteira na americana Coca-Cola, considerada um dos símbolos do capitalismo. Por fim, a decisão dá uma mãozinha para os cocaleiros de Chapare, berço político do presidente boliviano, onde ele se tornou conhecido como líder sindical dos plantadores de folha de coca da região.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Arnaldo José disse...

A planta é sagrada ! Base de muitos mitos e é consumida em vários países, todo o Altiplano praticamente - planalto andino.
Na verdade se fores a região, e não mascares a folha da coca, que tem mil e uma propiedades medicinais, estará perdido. É de suma importância para a adaptação a altura. Além de ser um chazinho muito bom, hehe.

//A coca é a mais linda oferenda que se pode fazer à nossa Pachamama. "

Por Rosane Volpatto :

" No coqueo por vicio

Ni tampoco poe el juicio

Sino por el beneficio "


PS: Uma lenda nos conta que o Deus do Sol disse ao sacerdote Khana Chuyma:"Sobe esta montanha e encontrarás uma pequena planta com grande poder. Guarda suas folhas com amor e usa-a quando doer teu coração, ou quando tua carne sentir fome e tua mente estiver obscura.Mas quando o conquistador branco a tocar, encontrará veneno para seu corpo e loucura para sua mente." e deu no q deu... um país ao norte todo dependente da plantinha.

mais informações em http://www.xamanismo.com.br/Poder/SubPoder1189634475It006