quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Defensoria persegue Defensor*

A Defensoria Pública do Ceará, agindo na contramão dos ventos que tentam arejar o judiciário brasileiro, persegue um dos seus mais destacados promotores. O Defensor Público Thiago Tozzi foi afastado provisoriamente do cargo e uma comissão de sindicância interna propôs a sua demissão.

Thiago Tozzi é um dos representantes da nova geração de promotores e defensores que se destacam no país na defesa dos direitos coletivos e difusos, tais como a proteção do meio ambiente, direitos a grupos culturais e étnicos e do bom funcionamento do serviço público.

No Ceará, Tozzi criou e coordenou o Núcleo de Ações Coletivas, tendo movido inúmeras Ações Civis Públicas (ACP) contra poderosos grupos econômicos e políticos do estado. Entre os quais se destacam a ACP contra a Termo-elétrica de Eike Batista na região do Porto do Pecém; contra o grupo Carrefour pelo aterramento de uma lagoa de Fortaleza; contra bancos por empréstimos consignados entre outros.

O afastamento do defensor do Núcleo representa não só uma tentativa de paralisar as ações contra estes poderosos grupos, como o desmonte da própria Defensoria e desqualificação de seu real papel.

*Com informações do vereador João Alfredo Teles (PSOL).
Comentários
0 Comentários

0 comentários: