quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

MPs recomendam que novos manejos não sejam autorizados na Gleba Nova Olinda


O Ministério Público do Pará e Federal em Santarém emitiram recomendação conjunta ao secretário de Estado de Meio Ambiente e ao diretor do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), para que não autorizem novos planos de manejo florestal na gleba Nova Olinda I, até que seja concluído o processo de regularização fundiária da área, onde ocorreram conflitos em 2009, por esse motivo.

A recomendação foi assinada pela promotora Meio Ambiente, Lilian Regina Furtado Braga, e o procurador da república, Claudio Henrique Dias. A destinação fundiária da gleba está sendo conduzida pelo Iterpa desde 2008.

Em 2009, os comunitários protestaram contra a exploração ilegal na área, que culminou na queima de duas balsas contendo madeira, no mês de novembro.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

E porque as empresas que já possuem sua regularização fundiária perfeita e acabada pelo estado das quais passaram por uma fiscalizadas pente fino como os manifestantes solicitaram e nada de irregular foi detectado devem pagar a conta? Seus trabalhos serão impossibilitados ate que o governo federal, melhor dizendo a Funai decida??? Todos nos sabemos que na Funai existem uma centena de processos anteriores ao dos "indios " da gleba nova olinda!!!
Quanto tempo estas empresas ficarao paradas? Quantas pessoas perderão seus empregos? Quanto o estado e o municipio deixarao de arrecadar? E o mais importante: por qual motivo o Mp tomou esta decisão posto que as mesmas foram confirmadas que trabalham de forma legal?
Dificil de entender.