terça-feira, 4 de maio de 2010

Cacique Raoni viaja para Paris em busca de apoio contra a usina de Belo Monte


O cacique Raoni Metuktire viajou ontem (03) para Paris, onde pretende se encontrar com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o ex-presidente, Jacques Chirac, para pedir apoio à luta contra a hidrelétrica de Belo Monte, prevista para ser construída no rio Xingu, no Pará. Antes de viajar, o cacique incentivou as lideranças do Parque Nacional do Xingu a continuarem com os protestos de oposição à usina, na região. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Os Kayapó Metuktire, da Aldeia Piaraçu, paralisam a travessia da balsa que corta o Rio Xingu desde o dia 22 de abril. A decisão foi tomada após o leilão da hidrelétrica, que aconteceu no dia 20 de abril, no prédio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), após uma guerra de liminares.

Os principais prejudicados com a paralisação são os frigoríficos, que utilizam o serviço de balsa para atravessar o gado do município de São José do Xingu (MT). As alternativas de percurso aumentaram o trajeto em 750 quilômetros. A balsa também é utilizada para o escoamento da produção de grãos e tem capacidade de 300 toneladas.

Fonte: Amazonia.org.br
Comentários
0 Comentários

0 comentários: