A confusão começou quando um grupo de estudantes ligado ao PMDB arremessou ovos e uma torta em direção a Palmério, na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão, em protesto contra o livro, que aborda a trajetória e escândalos envolvendo a família Sarney. Os estudantes se voltaram contra os ex-governadores José Reinaldo Tavares (PTB) e Jackson Lago (PDT), inimigos políticos do presidente do Senado, que participavam da sessão de lançamento do livro.
Gritos de “Jackson ladrão, envergonha o Maranhão”, “mentira” e “viva Sarney” soavam de um lado. “Fora, Sarney”, de outro. Cadeiras foram arremessadas e pessoas empurradas de lado a lado. Uma das manifestantes deixou cair a bolsa. Ela foi identificada, posteriormente, como assessora de um secretário da governadora Roseana Sarney.
Segundo Mylton e Palmério, nenhuma livraria da capital maranhense aceitou promover o evento. Na antevéspera do lançamento da obra, a empresa responsável pelos outdoors que anunciavam a cerimônia devolveu o dinheiro à editora (Geração) e mandou “raspar” as peças. Segundo os autores, apesar da confusão, mais de 500 livros foram autografados na mesma noite.
Fonte: Congresso em Foco
Veja o vídeo de parte da confusão em http://www.youtube.com/watch?v=Ofn-ZBVx0Bk&feature=player_embedded