segunda-feira, 1 de março de 2010

FEAB desenvolverá campanha de solidariedade ao Haiti

A FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil) iniciará uma campanha nas Universidades por doações de ferramentas agrícolas e sementes a serem doadas ao povo do Haiti. A campanha faz parte da estratégia da Via Campesina de aumentar as ações de solidariedade com o país caribenho.

No ano passado, a Via Campesina Brasil enviou ao Haiti uma missão de solidariedade chamada Brigada Dessalines, composto por 4 companheiros do MST e do MPA. O trabalho da Via era articular com as organizações camponesas existentes no país e tentar constribuir no sentido de resgatar a agricultura tradicional do país e garantir a soberania alimentar do povo haitiano. Os camponeses perderam o conhecimento após anos e anos de avanço do monocultivo, o país tem menos de 5% da vegetação original preservada e não existem nem ferramentas de trabalho agrícolas (pás, enxadas, etc).

Com os terremotos do início do ano, a situação do haiti, que já era extremamente precária, se tornou ainda pior. Boa parte da população que morava nas cidades migrou para o interior do país, sobrecarregando a zona rural.

Os materiais serão centralizados provavelmente no Rio de Janeiro, e de lá irão para o Haiti direto com a brigada Dessalines da Via Campesina. Mais detalhes sobre a campanha em
http://feab.wordpress.com/haiti
Comentários
0 Comentários

0 comentários: