quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Copenhaguen: Tuvalu rouba a cena


A pequena Tuvalu, país formado por um conjunto de pequenas ilhas no oceano Pacífico, e parte dos países africanos estão roubando a cena na Conferência sobre Mudanças Climáticas em Copenhaguen. Como parece que o evento redundará num tremendo fracasso, pelo menos esses países darão o seu recado.

Por algumas horas, as negociações chegaram a ser suspensas nesta quarta-feira na principal plenária da reunião das Nações Unidas. O pedido da representação de Tuvalu exige um acordo legal que seja mais restritivo do que o Protocolo de Kyoto. Ao ser praticamente ignorada, a delegação começou a gritar palavras de ordem no interior do plenário, sendo seguida por outros países insulares e africanos.


A iniciativa do pequeno país-ilha, um dos mais ameaçados pelo aumento do nível dos mares, marca uma rara divisão no grupo G77/China, que costuma negociar como um bloco dos países em desenvolvimento.

O negociador-chefe da ilha, Ian Fry, afirmou que o país não vai aceitar nada menos do que a discussão de um novo protocolo legal, apresentando formalmente há seis meses, e mais rigoroso que Kyoto. "O meu primeiro-ministro e vários outros chefes de Estado têm a intenção clara de vir a Copenhague para assinar um acordo com validade legal", afirmou Fry. "O nosso futuro depende desse encontro."

*Com informações do G1
Comentários
0 Comentários

0 comentários: