quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Eles nos deram adeus em 2009.


2009 foi de grandes perdas no mundo cultural e das lutas sociais. Várias destas perdas passaram aqui pelo blog, sendo registradas no obituário.

No mês dos trabalhadores, se foram dois grandes expoentes da literatura e do teatro.

No dia dois de maio faleceu o teatrólogo Augusto Boal (
Morre Augusto Boal, criador do "Teatro do Oprimido"). Sobre ele eu disse: “Augusto Boal transformou radicalmente a concepção do teatro, fugindo da concepção mercadológica e trazendo a plantéia para o papel de protagonista não só do palco, mas das transformações sociais. Seu método o aproximou das concepções pedagógicas de Paulo Freire e da "Pedagogia do Oprimido", num teatro classista e revolucionário não só no conteúdo e na estética, como também no rompimento de fronteiras entre atores e espectadores, fazendo do teatro um espelho de ideal de sociedade.”

Alguns dias depois, em 17 de maio, falecia o grande poeta, ensaísta, romancista e roteirista uruguaio
Mario Benedetti. Ao longo da carreira, Benedetti escreveu cerca de 80 livros, entre romances, contos, ensaios literários, coletâneas poéticas e roteiros cinematográficos.

No primeiro domingo de outubro a música perdeu a argentina Mercedes Sosa (
Morre ‘La Negra’ ). Sem ela a música ficou mais triste, mas por todo o subcontinente latino-americano suas músicas serão lembradas e cantadas nas lutas sociais do passado, do presente e futuro.

Em 30 de outubro se foi o filósofo e antropólogo franco-belga
Claude Lévi-Strauss. que desenvolveu durante anos pesquisas junto a indígenas brasileiros de onde emergiu a antropologia estruturalista. Entre inúmeras obras acadêmicas, se destaca o famoso Tristes Trópicos, publicado em 1955, que o tornou conhecido e apreciado por um vasto círculo de leitores, embora o livro não seguisse uma estrutura essencialmente acadêmica.

Entre os lutadores destaco as perdas do pesquisador
Glenn Switkes; de Dona Geraldina Canuto, viúva do sindicalista João Canuto e do companheiro Celso Lúcio, do INCRA de Minas Gerais.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: