quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Javé e os justos da Amazônia

Por Ediberto Sena*

Diz a Biblia que um dia Javé em conversa com seu amigo particular, mas indignado com a corrupção generalizada dos povos da terra, disse a Abraão – amigo sai daí e vai pra longe porque já não agüento mais tanta patifaria dos moradores desta cidade, a começar pelas autoridades.

Abraão viu que Javé estava bravo, mas tentou negociar: Senhor, mas sehouver 100 pessoas justas, o senhor deixa a cidade viver? - Olhaamigo Abraão, se houver 100 pessoas honestas, eu não destruirei acidade. Abraão disse: - bem, senhor, 100 não, mas se houver 80? Eu nãodestruirei; sabe senhor, e se houver apenas 30? Não destruirei;desculpa, senhor a insistência, mas se houver só duas pessoashonestas, o senhor dispensa de destruir a cidade? Dispenso sim, disse Javé. Isso conta a Bíblia.

Trazendo a parábola para os dias de hoje, temos um paralelo com maisesperança de que a terra não será destruída por Javé.

Duas pessoas acabaram de ser reconhecidas no Pará, não só comohonestas, mas dedicadas à luta pela justiça social e o respeito à vidahumana e a defesa da Amazônia. Frei Henri, persistente advogado queanda ameaçado de morte, mas não desiste de defender os oprimidos edenunciar os crimes de grilagem e latifúndio no sul do Pará; AntoniaMelo, mãe de família que enfrenta a sanha criminosa da Eletronorte,que planeja destruir o rio Xingu e seus povos; Antônia Melo, mulher forte, que teve filho maltratado por gangs perversas, não foge da lutapela vida e pelos povos do rio Xingu.

Duas pessoas que honram a humanidade e acabam de receber o reconhecimento público da ordem dos Advogados do Brasil, secção Pará,como dignos defensores dos direitos humanos. Duas pessoas justas quelevam a sério o sentido da justiça divina sobre a terra, salvam a Amazônia.

Pela parte de Javé, a Amazônia está salva, já não se podedizer o mesmo pela parte dos governos e dos empresários.

*Padre diocesano e Coordenador da Rádio Rural AM de Santarém. Editorial de 14.12.09

Comentários
0 Comentários

0 comentários: