terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Rios e seus lutadores perdem Glenn Switkes

Faleceu nesta segunda-feira de câncer nos pulmões o militante Glenn Switkes, representante no Brasil da rede "International Rivers". Glenn era estadounidense e vivia no Brasil, onde era responsável pela campanha na América Latina pela defesa dos rios.

Ele se uniu à organização em 1994 para facilitar a articulação de uma campanha contra um projeto de hidrovia, que pretendia abrir um canal de navegação através da segunda maior bacia hidrográfica da América Latina, com potenciais danos ao meio ambiente, em espacial ao Pantanal.

Destacou-se pelo monitoramento, sistematização e disponibilização para os movimentos sociais de todas as grandes obras do governo no setor hidrelétrico, com importantes estudos sócio-econômicos, ambientais e financeiros de impactos e viabilidade destes empreendimentos, subsidiando assim todos aqueles que lutam contra a destruição dos ecossistemas e das populações atingidas.

As lutas contra as barragens nos rios Madeira, Xingu e Tapajós, todas obras do PAC na Amazônia, tiveram em Gleen Stewar uma espécie de âncora e mesmo com sua saúde delicada, Gleen esteve em vários eventos e lutas recentes, seja com a disponiblização de informações, elaboração de importantes publicações ou com sua presença. Muitas entidades e lutadores desta causa estão a lamentar esta grande perda. Este blog, por diversas vezes divulgou informações repassadas por
Glenn Switkes ( através de correios eletrônicos) e também sente a perda deste grande lutador.

A continuidade das lutas contra as barragens e pela defesa da vida dos ribeirinhos, indígenas, agricultores, moradores das cidades, fauna e flora dos rios brasileiros é a melhor foram de homenagear este grande homem das águas.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: