quinta-feira, 18 de junho de 2009

Comeram metade da Resex Renascer!

Já havia escrito aqui que eu gostaria de saber se a área decretada pelo presidente Lula no último dia 05 para a criação da Resex Renascer no Pará era a área demandada pelas comunidades e que fez parte de todo o processo e consultas públicas ou se os limites haviam sido alterados.

Tal dúvida surgiu, pois no ano passado a criação desta Resex chegou a ser barrada pela governadora Ana Júlia para redefinição do perímetro visando “assegurar os direitos de pecuaristas e madeireiras existentes na área”, conforme está na postagem Ana Júlia quer enterrar Resex Renascer.

Depois de algumas buscas, vi que o sítio do Instituto Sócio-Ambiental publicou a matéria em que se confirma que o pior realmente aconteceu. Diz trecho da matéria:

"O Estudo Socioeconômico da Área Proposta para Criação da Reserva Extrativista Renascer (Prainha / PA), propôs, para criação da Resex Renascer, extensão próxima do dobro com que esta foi criada: 414.274 ha. Essa redução entre a área criada e a reivindicada pelos extrativistas fez com que estes perdessem espaços tidos como essenciais para as atividades econômicas locais, como a várzea na margem direita do rio Amazonas, de extrema importância para a manutenção da biodiversidade, das relações sociais e econômicas dos extrativistas - e um vasto trecho ao sul, de grande riqueza de recursos florestais. A delimitação da Resex excluiu também 1.766 ha no noroeste da área, de ocupação consolidada por fazendas.

Em parte, essas reduções foram criadas devido aos compromissos com os interesses políticos locais, com os médios e grandes pecuaristas da região e, ainda, com as empresas madeireiras, provocando, ao longo dos anos, esses “recortes” crescentes da área original. Todas as exclusões fazem parte do mesmo complexo ecológico e também integravam a área de 'muito alta importância para a conservação' (identificada pelo MMA em 2006), sendo que seu uso diferenciado e predatório pode fragilizar a integridade ecológica e a sustentabilidade econômica da região".

Com a exclusão das várzeas e das áreas de floresta primária da Resex, os comunitários ganharam e não levaram.

Oficialmente a Resex está criada, mas na prática continuam sem acesso às áreas tradicionalmente usadas para agricultura e pecuária familiares e pior, continuarão a mercê da invasão de balsas madeireiras para retirada de madeira na área de floresta. Leia mais em Governo decreta Resex Renascer no Pará .

Veja como ficou a Resex no mapa abaixo:


Comentários
0 Comentários

0 comentários: