sexta-feira, 5 de junho de 2009

Vitórias: criadas mais 3 Resex

Conforme esse blog havia divulgado antecipadamente, na última sexta-feira foi assinado Decreto Presidencial criando 3 Reservas Extrativistas (Resex), entre elas, a Renascer em Prainha-PA.

O processo para transformá-la em reserva tem mais de dez anos. Situada numa região rica em bauxita, a área foi recortada da Resex Verde para Sempre, criada em 2004.

Com a situação indefinida, a população ficou à mercê da ação de exploradores de madeira e de minérios, o que tem causado disputa e enfrentamento direto entre comunidades locais e forasteiros. É próximo de vinte o número de comunitários ameaçados de morte na área da Resex.

Sua transformação em unidade de conservação é uma reivindicação antiga do Conselho Nacional de Seringueiros e das 600 famílias que vivem no local. A assinatura do decreto aconteceu em Caravelas (BA) com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Na ocasião, outras duas Resex foram criadas - uma na Bahia e outra no Ceará.

No caso da Bahia, a Resex de Cassurubá havia sido anunciado no fim de 2007, numa área de pesca e coleta (manguezais). No Ceará, a Resex da Prainha de Canto Verde se destina a pescadores que também enfrentaram forte pressão de grileiros e do setor imobiliário.

Além das Resex, foi criada a unidade de conservação Monumento Natural Talhado do Rio São Francisco, na divisa entre Bahia, Sergipe e Alagoas.

Fonte: O Estado de São Paulo e Globo Amazônia

Leia ainda: Projeto estabelece reserva extrativista em Beberibe (Sobre a Resex criada no Ceará)
Comentários
0 Comentários

0 comentários: