segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Omissão criminalizante


São dezesseis dias de manifestação dos trabalhadores e moradores daregião do Alto Arapiuns. Rio bloqueado, balsas cheias de madeira paradas, cerca de 200 homens e mulheres a clamar por justiça e verdade.

Para eles e elas o roubo de madeira tem sido constante.Enquanto isso, os órgãos do Estado estão indiferentes, surdos. Por que será? O que espera a governadora e seus secretários? O que espera o Ideflor, a Sema, o Iterpa? O pessoal do Ibama diz que não se mete lá, porque não é de sua competência. Falta agora o Ministério PúblicoFederal se manifestar porque também já ouviu as denúncias dosmanifestantes. Irá tomar providencias, ou não?

O que esperam as ditas autoridades? Que custo tem uma força tarefa ir lá, examinar as denúncias dos moradores da região? Essa indiferença deixa suspeita de que o governo do Estado é cúmplice do roubo de madeira da região e que por isso, evita ir lá conferir as denúnciasdos moradores.

Se aqueles estão lá há tanto tempo com o rio bloqueado e as balsas paradas é porque querem a presença dos órgãos públicos. Não a polícia para acabar com a manifestação, mas para ir lá dentro das matas junto com os órgãos responsáveis e conferir as denúncias. Será que a governadora e seus secretários esperam uma ação mais enérgica dos manifestantes, para então acusá-los de vândalos e criminosos? Não raciocina a governadora e seus auxiliares que serãoresponsabilizados se algo mais grave acontecer? Afinal, os moradoresdo Arapiuns já demonstraram bastante paciência e honestidade em denunciar, apelar e esperar. Mas toda paciência tem seu limite.

Porém, a omissão das autoridades, que já está evidente, não pode ser ignorada pela sociedade. O caso do rio Arapiuns já repercute a nível nacional. Se algo mais grave acontecer não vai dar mais para o governodo Estado fazer de conta que não tem nada a ver. Quem acompanha os acontecimentos sabe da seriedade da situação.


*Padre diocesano e Coordenador da Rádio Rural AM de Santarém. Editorial de 28.10.09.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Padre, o seu desespero retrata bem a razão pela qual os órgãos governamentais, em todos os níveis, nada tem podido fazer quanto as ações criminosas que estes comunitários da Resex Tapajós/Arapiuns, o STTR manipulados pelo Greenpeace e por alguns tipos de Padres como o Sr. e o Frei Florêncio que, vergonhosamente, ao invés de primar pela verdade e pela justiça, agem como baderneiros a serviço de uma ideologia marxista ou da ideologia do caos!

1)As Glebas Nova Olinda e Mamuru foram constituídas pelo Governo do Estado dentro da legalidade e, com a máxima prudência quanto aos aspectos jurídicos;

2)Ás áreas de Manejo Florestal já foram vistoriadas pela SEMA e pelo IDEFLOR e, nenhuma ilegalidade foi encontrada;

3)Sobrevoaram a área com a ajuda do Greenpeace e constataram que, as áreas florestais exploradas, correspondem EXATAMENTE com as coordenadas dos Manejos autorizados pela SEMA;

4)Que as madeiras que estão na balsa criminosamente retida, saíram dos Manejos autorizados estando estas totalmente LEGAIS;

5)Que os comunitários que participam desta ação, NÃO pertencem as comunidades da Gleba Nova Olinda, excetuando alguns comunitários que estão sendo INDUZIDOS pelo Greenpeace e, vergonhosamente, por dois padres marxistas, dos quais o Sr. é um deles a SE AUTO DECLARAREM ÍNDIOS, quando estes NUNCA FORAM ÍNDIOS, dito pelos próprios comunitários que os conhecem e pelos PRÓPRIOS PARENTES;

6)Que o próprio IBAMA já informou ao Governo do Estado NÃO HAVER ÍNDIOS NA GLEBA NOVA OLINDA E QUE, NELA NÃO HAVIA NENHUMA ÁREA RESERVADA PARA ESSE FIM;

Dessa forma, sugiro que o Sr. para de conclamar ações para defender FALSÁRIOS, e passe a REZAR por essas almas DESONESTAS e por sua própria alma, por se desvirtuar do caminho da verdade para incentivar atos CRIMINOSOS. Que todos os católicos perdoem as suas ações porque NÃO REPRESENTA A IGREJA, mas uma banda podre que deveria ser excomungada por, em nome de suas convicções Marxistas, querer condenar os Comunitários da Gleba a POBREZA e a MISÉRIA.

QUE VERGONHA PADRE!!!!!

Jesus de Nazaré disse...

(Mateus 5, 3-12):

3 Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
9 Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
11 Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.