quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Depois da Amazônia, Nordeste é alvo das “idéias” de Mangabeira Unger

Na visita que fez ao Piauí, o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, defendeu a criação de um projeto de crescimento para o país onde o desenvolvimento do Nordeste seja condição para libertação do país. "Não há solução para o Brasil, sem solução para o Nordeste. Um novo modelo de desenvolvimento brasileiro não irá para frente se também não for para frente a região Nordeste. O Nordeste não é problema, é a solução. Agora é preciso que o Nordeste se una, que as bancadas, os governos e intelectuais do Nordeste se juntem, acima da divisão de partidos e acima do contraste entre governo e oposição, para construir o novo projeto Nordeste", comentou.

Na opinião do ministro, esse novo projeto de desenvolvimento para o Nordeste deve passar por cinco grandes vertentes, que envolvem: 1) A organização de uma agricultura irrigada de alto valor agregado, que dê características empresariais à Agricultura familiar; 2) Um novo modelo industrial, que tenha como foco redes de pequenas e médias empresas, que consolide uma aliança estratégica com o próprio poder público; 3)Investir numa educação de qualidade, onde o ensino médio combine o ensino geral com o ensino técnico, dirigido para capacitações práticas; 4) Dar, cada vez mais, aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, sentido capacitador e criador de oportunidades, visando fazer com que sirvam de exemplo de resgate da pobreza e da dependência; 5) Condicionar o estabelecimento das grandes iniciativas industriais ao atendimento da vocação do lugar, para que essas iniciativas priorizem o desenvolvimento regional e não prevaleça apenas o interesse pelo trabalho barato.

"Mas o meu negócio não é o PAC das Obras, o meu negócio é o PAC das instituições e das idéias. Não venho para distribuir dinheiro, até porque não vamos a lugar nenhum se não tivemos um projeto forte”, teria declarado.

Fonte: Jornal MEIO NORTE (PI)

P.S.: Será que vem uma nova agência para o Nordeste também? Já não bastasse BNB, Sudene, DNOCS, CVSF...
Comentários
0 Comentários

0 comentários: