terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Luizianne Lins troca Che por Nossa Senhora de Fátima

De volta à Fortaleza e me deparo com a "mensagem" da Prefeita Luizianne Lins (PT). Reeleita neste ano, fez um discurso típico de político fazendo "prestação de contas".

Mas, surpresa mesmo tive ao observar a mesa ao fundo, provavelmente montada em estúdio, durante a peça publicitária. A prefeita que só aparecia sentada atrás de um grande quadro vermelho de Che Guevara agora aparece "protegida" por Nossa Senhora de Fátima, que possui grande apego popular na cidade.

A estratégia de se vincular a um santo não é nova no estado. O coronelismo tinha no Padre Cícero uma base sólida para legitimação ideológica. Tasso Jereissati e seus sucessores tucanos no governo do estado criaram o "Projeto São José", um conjunto de ações de "combate à pobreza". O governo federal também não perdeu a vez. Através do MDA desenvolve em todo o Nordeste o "Projeto Dom Helder Câmara", outro projeto de "combate à pobreza".


Pelo jeito, pouco mudou dos tempos dos coronéis ao ideário do Banco Mundial. Mais uma vez, PT e PSDB se mostram iguais. Só mudam os santos, mas os pecados...
Comentários
0 Comentários

0 comentários: