quarta-feira, 1 de abril de 2009

Amazônia brasileira é a menos protegida!


Apesar de em números absolutos o Brasil possuir uma área considerável para Unidades de Conservação e Terras Indígenas, em termos relativos o país é um dos que menos destinou áreas para proteção ambiental na Amazônia.

Uma rede de 11 ONGs sul-americanas acaba de publicar um mapa de toda a Amazônia e mostra que o Brasil é, na verdade, um dos países que têm proporcionalmente menos territórios indígenas e áreas protegidas na região.

São 39,6% da Amazônia brasileira sob proteção na forma de terras indígenas e unidades de conservação de vários tipos, contra 56% da Amazônia colombiana, 79,7% da equatoriana e 71,5% da venezuelana. Somente o Peru destina uma proporção menor de sua selva às reservas florestais e às comunidades indígenas: 34,9%.

O mapa, produzido pela Raisg (Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada), é o primeiro a localizar as áreas protegidas e os territórios indígenas dos nove países amazônicos. Considerando só este último quesito, o Brasil também fica atrás dos vizinhos: 50,6% da Amazônia colombiana, 25,7% da boliviana e 65% da equatoriana são indígenas.

Lançamento no Brasil: 3/4 - sexta-feira, 8h30
ISA-DF - SCLN 210, bloco C, sala 112
Brasília

O Mapa pode ser comprado na Loja do Instituto Socio-Ambiental
Comentários
0 Comentários

0 comentários: