terça-feira, 22 de maio de 2012

Estudantes da Ufopa também entram em greve


Em assembleia movimentada e com mais de duzentos presentes, foi deliberado greve dos estudantes da Ufopa nesta segunda-feira, 21 de maio. Os estudantes decidiram por apoiar as reivindicações nacionais e locais dos professores que nacionalmente estão em greve desde 17 de maio. Ao mesmo tempo, também pautaram várias questões nacionais como a necessidade da mobilização e de exigir expansão com 10% do PIB para educação.

Localmente, os estudantes pautaram a necessidade de apuração e punição dos crimes de corrupção cometidos na Ufopa, a saída do reitor Seixas Lourenço e a necessidade imediata de eleições diretas, a luta por assistência estudantil (restaurante universitário, residências e bolsas) e aprovaram um Comando de Mobilização Estudantil formado por 33 estudantes de vários cursos e campi.

O assembleia aprovou ainda participação num ato de “abraço” à reitoria nesta terça-feira, 22 de maio, e a primeira reunião do comando logo em seguida para construção da pauta a ser enviada à reitoria. A greve terá início na quinta, 24 de maio e até os estudantes farão um processo de mobilização para adesão.

Pelos informes encaminhados pela Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (Anel), já há greve docente em pelo menos 45 universidades e institutos federais. Em 16 delas, há greve estudantil geral ou em cursos. A entidade está fazendo um chamamento por uma carta unitária do movimento estudantil em apoio à greve dos professores, a  formação de um Comando Nacional Estudantil e orienta participação de seus militantes em todas as atividades da greve e no ato nacional em Brasília do funcionalismo público no dia 05 de junho.

Acompanhe a greve das categorias da Ufopa pelo blog: http://greveufopa2012.blogspot.com.br/
Comentários
0 Comentários

0 comentários: