terça-feira, 29 de maio de 2012

Roraima: PF prende 35 em operação contra desmatamento ilegal


A Polícia Federal e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) deflagraram na quarta-feira (23 de maio) uma operação contra um suposto esquema de corrupção envolvendo madeireiros e servidores públicos que autorizavam desmatamento de florestas nativas da Amazônia em Roraima.

Entre 2011 e 2012, o Estado teve um aumento de 363% no desmatamento --que, na avaliação da polícia, foi causado pelo suposto esquema.

A determinação judicial determinava que fossem  cumpridos 44 mandados de prisão e indiciamento de 115 pessoas.  De acordo com a assessoria da PF, os mandado de prisão estão sendo cumpridos em Boa Vista, capital de Roraima.

A PF aponta o envolvimento de servidores do Ibama de Roraima (incluindo o chefe de fiscalização), do Incra/RR (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), do Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), além de madeireiros e empresários de consultoria ambiental.

Segundo a polícia, a suposta quadrilha foi responsável pela grilagem de 146 mil hectares, autorização para desmatamento de 21 mil hectares e autorização para extração de 1,4 milhões de metros cúbicos de madeira (suficientes para o carregamento de 56 mil caminhões).

A operação foi batizada de Salmo 96:12 ("Regozijem-se os campos e tudo o que neles há. Cantem de alegria todas as árvores da floresta"). Os envolvidos no suposto esquema serão indiciados, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, prevaricação, coação no curso do processo, violação de sigilo profissional, extração ilegal de madeira e usurpação de bens da União.

A investigação surgiu no próprio Ibama em 2010, ao receber denúncias sobre um servidor que cancelava autos de infração irregularmente para beneficiar madeireiros.

*Com informações da Agência Folha.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: