terça-feira, 8 de maio de 2012

Massacre de Eldorado dos Carajás: juiz expede mandado de prisão contra PM's


O juiz Edmar Pereira, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da capital, expediu, nesta segunda-feira (7), mandado de prisão contra o coronel Mário Pantoja e o major José Maria de Oliveira, ambos acusados de ordenar o massacre de trabalhadores rurais sem terra, em abril de 1996, no município de Eldorado dos Carajás, no sudeste paraense.

Dos 155 policiais que participaram do confronto, apenas dois foram condenados: o coronel Mário Pantoja e o major José Maria de Oliveira, que comandaram a ação policial. Porém, por causa de uma série de recursos na Justiça, nenhum deles está preso. No mês passado, o Superior Tribunal de Justiça negou o pedido para que permaneçam em liberdade e determinou que a Justiça do Pará cumpra as sentenças. Nesse sentido, o juiz determinou, hoje, a prisão dos acusados.

O caso - O assassinato dos 19 trabalhadores rurais que interditavam um trecho da PA-150 para exigir a desapropriação da fazenda Macaxeira ocorreu no dia 17 de abril de 1996, em Eldorado do Carajás, sudeste do Estado. Os sem terra bloquearam uma rodovia no sul do Pará para agilizar a reforma agrária e pedir cestas básicas às famílias acampadas. De acordo com processo, eles foram cercados por policias militares que teriam atirado à queima-roupa nos manifestantes, deixando - além dos 19 mortos - quase 70 feridos. Ainda segundo consta no processo, o Coronel Mário Pantoja comandou a tropa envolvida na morte dos trabalhadores rurais e o major José Maria de Oliveira também fazia parte da equipe.

Comentários
0 Comentários

0 comentários: