quarta-feira, 2 de maio de 2012

Liderança indígena é assassinada no Maranhão


Maria Pereira Guajajara, de 52 anos, foi morta a tiros no fim de semana na Terra Indígena Cana Brava, que fica na zona rural do município Grajaú, no Maranhão.  A líder assassinada era conhecida por denunciar crimes de pistolagem e casos de extração ilegal de madeira.

Na próxima quinta-feira (3), os guajajaras devem fechar a Rodovia BR-226 para pedir mais segurança e monitoramento das aldeias.

A situação dos índios no Maranhão tem recebido atenção da opinião pública de outros países. Recentemente, uma organização não governamental (ONG) britânica iniciou campanha internacional em defesa dos índios awá-guajás, ameaçados pela exploração ilegal de madeira. A campanha conta com o apoio do ator Colin Firth, vencedor do Oscar de melhor ator em 2011 pela atuação no filme O Discurso do Rei.

Em 2011, quatro índios foram assassinados no estado. Além de assaltos e tráfico de drogas, as mortes podem estar relacionadas com crimes ambientais. Conforme o Conselho Missionário Indigenista (Cimi), ligado à Igreja Católica, no ano passado, 3,2 mil metros cúbicos (m³) de madeira foram apreendidos. Madeira suficiente para encher 160 caminhões. Este ano, já foram apreendidos cerca de 1.000 m³ de madeira.

*Com informações da Agência Brasil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: