quarta-feira, 23 de maio de 2012

Greve estudantil em várias universidades

Com o REUNI, a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão virou outra coisa.

A precarização das condições de ensino a partir do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e as conseqüências deste programa para aqueles que acessaram as universidades federais nos últimos anos tem levado a que  milhares de estudantes reforcem às greves dos professores nas universidades federais, e em algumas delas também entrem em greve.
Levantamento preliminar feito pela Assembleia Nacional dos Estudantes (Anel) indica que em pelo menos 16 universidades há greves declaradas em toda a Universidade ou ocorrendo em setores específicos. 


A implementação do REUNI com a criação de novas vagas e campi no interior sem o investimento devido provocou uma sobrecarga de trabalho para professores, salas superlotadas, falta de equipamentos em laboratórios e bibliotecas, falta de estrutura física de qualidade, ou seja, piorou muito a condição de trabalho dos docentes e de estudo para os estudantes. 
Convocação ato no Piauí
Nesta quinta-feira, 24 de maio, a Anel e outros setores do movimento estudantil articulam um dia nacional de mobilização descentralizada dos estudantes em apoio à greve docente e pela pauta nacional “expansão com 10% do PIB para a educação já!”. A entidade reforça também o chamado para os estudantes reforçarem à Marcha Nacional dos Servidores Públicos Federais em Brasília no dia 05 de junho e no mesmo dia, a formação do Comando Nacional de Greve e Luta dos Estudantes.

Abaixo, informações da mobilização em algumas IFES:

UFOPA (Federal do Oeste do Pará): Greve dos estudantes iniciando em 24 de maio em apoio aos professores e com pauta estudantil conjunta; comando de greve local com 33 estudantes;  Leia mais AQUI.
FURG (Federal do Rio Grande): Greve de estudantes em apoio aos professores, com pauta estudantil e com ocupação de reitoria desde 21 de maio;  Leia mais AQUI.
Ato dos estudantes da FURG.


UFOP (Federal de Outro Preto): Ato de rua no dia 17 de maio parou centro de Outro Preto.  Veja AQUI. Reitoria chegou a ser ocupada por professores e estudantes para entrega da pauta Mobilização se espalho por campus de Mariana e João Monlevade.
UFLA (Federal de Lavras): Assembleia com 700 estudantes deliberou pela greve em 17 de maio; Passeata pelas ruas de Lavras. Leia mais AQUI. 
Unifesp (Federal de São Paulo): Greve estudantil no Campus de Guarulhos desde o fim de março. Ocupação da reitoria em 03 de maio, reivindica a retirada de processos abertos contra 48 alunos que ocuparam a diretoria da universidade em 2008; a construção imediata de um prédio próprio para as aulas em Guarulhos; e moradia estudantil, entre outros itens. Leia mais AQUI.
UFRRJ (Rural do Rio): Assembleia estudantil com mais de 800 presentes deliberou pelo apoio à greve dos professores e greve estudantil em 17 de maio. A assembleia pode ser vista na íntegra AQUI.
UFTPR (Tecnológica do Paraná): Estudantes fizeram assembleia e um ato de rua em apoio aos professores em greve e também deflagraram greve Veja AQUI e AQUI
UFF (Federal Fluminense): Deflagração de greve estudantil em 22 de maio com mais de 400 estudantes em apoio à greve docente e para exigir da reitoria e do governo federal mais verbas para assistência estudantil e para brecar o aumento do bandejão.  Leia mais AQUI.

UFU (Federal de Uberlândia): Assembleia Estudantil ocorreu em 16 de maio deliberou  por  apoio oficial estudantil aos docentes. A assembleia teve mais de 500 presentes. Saiba mais  AQUI
UFRJ (Federal do Rio de Janeiro): Estudantes de Medicina do Campus de Macaé estão em greve desde abril,  devido à falta de infraestrutura para aulas. Saiba mais AQUI
Estudantes de Medicina de Macaé, RJ.
UFJF E IFSMG (Juiz de Fora): Em apoio à greve docente,  os estudantes da UFJF, Colégio de Aplicação João XXIII e do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sudeste Mineiro em Juiz de Fora decidiram, nesta quarta-feira (23), em assembleias distintas, apoiar o movimento e interromper a frequência nas aulas. UFJF, uma assembleia organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) votou a greve dos discentes também em protesto ao Regimento Acadêmico de Graduação, que está sendo formulado por uma comissão mista e deverá ser votado no próximo dia 22 de junho. Leia mais AQUI.


UFV (Federal de Viçosa –MG): Assembleia Estudantil em 23 de maio deliberou por unanimidade greve estudantil. Aprovou-se um ato no horário da reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, conselho esse q é presidido pela reitora e é onde delibera o recesso escolar, com suspensão total de todas as atividades para esta quinta (24). 


Assembleia dos estudantes da Universidade de Viçosa, MG.
Observação: Esta página estará sendo atualizada ao longo dos próximos dias.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: