quarta-feira, 2 de maio de 2012

Farinha do mesmo saco, PT e PSDB iniciam briga pela reitoria da Ufopa




Numa carta que está no sítio da instituição,  caiu nas redes sociais e listas de e-mails e está sendo divulgada pela Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Oeste do Pará, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Marco Ximenes Pontes, revolveu tornar pública a briga de bastidores entre o PT e o PSDB pelo comando da Ufopa.

O estopim teria sido “algumas iniciativas conspiratórias” em blogs e e-mails, uma delas envolvendo o vice-reitor da Ufopa, o professor Clodoaldo dos Santos. Para Ximenes, Clodoaldo “se associou a um grupo de parlamentares, numa visita ao Exmo. Sr. Ministro da Educação, para simular um clima de crise da UFOPA. Este grupo insinua que na nossa universidade não há democracia, que não há prestação de contas, e faz transparecer, ostentando uma decisão do Tribunal de Contas da União, que também há desvios.”


O pró-reitor faz referência a  “visita” do vice-reitor ao Ministro da Educação, Aluísio Mercadante, realizada no dia 18 de abril em que Clodoaldo estava cercado de  deputados petistas.  Na reunião, os petistas teriam reclamado da “ausência de uma gestão democrática e transparente, ausência de prestação de conta, assim como, o grande anseio da comunidade acadêmica pela eleição para Reitor”.

O estranho na reclamação é que na Ufopa os petistas compõe desde o primeiro momento a reitoria toda nomeada pelo próprio Ministério da Educação em conjunto com o PSDB. Os dois partidos fazem dobradinha no comando da Universidade desde que esta foi criada e aceitaram sem maiores constrangimentos os cargos para os quais foram nomeados. Em conjunto, atuaram nos últimos anos, inclusive na implantação do atual e questionado modelo acadêmico, em ataques ao movimento e na não implantação de estruturas democráticas.

Agora, os petistas criticam a ausência de uma “gestão democrática e transparente” e a tucanagem declara que na Ufopa funcionam “todas as estruturas democráticas para uma universidade numa administração pro tempore!”.

Durmam com um negócio desses!

Comentários
0 Comentários

0 comentários: