segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Brasil libertou mais de 30 mil escravos desde 95, afirma CPT

Vinicius Mansur
De São Paulo

De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), desde 1995, mais de 30 mil pessoas foram libertadas do trabalho semelhante à escravidão no Brasil. As libertações foram resultado de mais de 55 mil denúncias recebidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e por entidades da sociedade civil. Neste mesmo período, o estado recordista em libertações foi o Pará, com quase 11 mil escravos resgatados, o que corresponde a 35% do total. Em segundo lugar está o estado do Mato Grosso com aproximadamente cinco mil libertações, cerca de 16% do total. Em terceiro, quarto e quinto lugares estão os estados do Maranhão, Goiás e Bahia, respectivamente.

Em 2008, a pecuária foi a atividade econômica onde os casos de libertação foram mais recorrentes. Das 73 ocorrências, 42 ocorreram na pecuária, ou seja 58% do total. Em segundo lugar está a cana-de-açúcar, com 11%.

Mas, de acordo com a organização não-governamental Repórter Brasil, se considerarmos o número de trabalhadores explorados, a cana lidera o ranking com folga. Foram mais de mil pessoas libertadas, enquanto a pecuária responde por menos de 60 libertações.Estes dados pertencem a um relatório divulgado pela CPT na última terça-feira (9).

A entidade atua no combate ao trabalho escravo desde a década de 70, quando as ocupações da Amazônia por projetos agropecuários e extrativistas nacionais e transnacionais aumentaram a incidência deste crime.


Fonte: Radioagência NP.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: