quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Operação do Ibama desmonta serraria clandestina e apreende dez caminhões no oeste do Pará


Brasília (08/09/2008) – Fiscais da gerência do Ibama em Santarém e policiais civis do Pará desmontaram uma serraria irregular e apreenderam dez caminhões e a madeira que transportavam sem documentação válida em operação conjunta na região do Chapadão, área sob litígio entre pretensos proprietários, madeireiros e assentados da reforma agrária no Projeto de Desenvolvimento Sustentável-PDS Santa Clara, no município de Uruará, no oeste do estado.

A operação foi realizada devido a ameaças de morte sofridas por lideranças comunitárias que denunciam a exploração ilegal de madeira no local. Foram apreendidos cerca de 300 m³ de madeira serrada além dos dez caminhões que realizavam o transporte ilegal e da serraria clandestina que funcionava no meio da floresta amazônica. As multas aplicadas devem superar os dez mil reais.

A região do PDS Santa Clara é alvo de diversas denúncias de devastação ambiental. O Ibama em Santarém já realizou diversas operações na área no ano passado e em 2008, apreendendo caminhões e maquinários envolvidos nos crimes ambientais.

Segundo o chefe da fiscalização do Ibama em Santarém, Marcus Bistene, a repressão aos crimes ambientais será intensificada na região. “A desmontagem e apreensão da serraria Induspam mostram como o trabalho continuará sendo realizado, até banir este tipo de ilegalidade da região”, afirmou Bistene.

A exploração ilegal de madeira causa perda de biodiversidade, e as áreas onde ocorre se tornam frentes de desmatamento. Além disso, a atividade irregular está associada a diversos outros crimes, como a exploração de trabalho em condições análogas à escravidão, grilagem de terras públicas, sonegação fiscal e a pistolagem, não contribuindo para o desenvolvimento regional.
Fonte: Christian Dietrich - Ascom Ibama
Comentários
0 Comentários

0 comentários: