terça-feira, 16 de setembro de 2008

Manifesto


Desde 1988, quando a Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES transformou-se, por decisão democrática de seus associados, em Sindicato Nacional, tornou-se o legítimo representante dos docentes de todas as instituições brasileira de ensino superior.

Em seus 27 anos de existência o ANDES-SN sempre se orientou pela luta em defesa da valorização do trabalhão docente e da universidade pública, gratuita, autônoma, democrática, laica e de qualidade socialmente referenciada. Mas do que isso, a partir da compreensão política da necessidade concreta de articular suas lutas com as lutas do conjunto da classe trabalhadora, sempre se pautou pela preocupação de jamais apartar a universidade, o trabalho acadêmico e a atividade política e sindical da dura realidade em que estamos inseridos.

Referenciados neste histórico e julgando importante a manutenção desta perspectiva, os delegados e observadores presentes na reunião da Coordenação nacional da Conlutas, ocorrida nos dias 13 e 14 de agosto de 2008, no Rio de Janeiro, reafirmam seu apoio ao ANDES-Sindicato Nacional, defendem sua legitimidade como representante dos docentes das instituições de ensino superior e repudiam as ações divisionistas, no seio da categoria, como a recente iniciativa de criação de um sindicato nacional apenas dos professores das instituições públicas federais de educação superior.

É nesse cenário que convocamos todos à luta em defesa do ANDES-SN e de seu patrimônio político construído pelos docentes brasileiros. Não permitiremos sua destruição por aqueles que se submetem incondicionalmente a um governo que se apresenta perante o grande capital como garantia de que não haverá resistência dos trabalhadores à plena implementação de sua agenda política conservadora.

Coordenação Nacional da Conlutas
Dia 13 de agosto de 2008
Comentários
0 Comentários

0 comentários: