quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Governo Lula, CUT e a escandalosa intervenção no movimento sindical-docente


No último sábado ocorreu na sede da CUT em São Paulo uma das mais escandalosas intervenções do Estado no movimento sindical brasileiro. Nem mesmo a legislação varguista, que atrelou profundamente os sindicatos ao Ministério do Trabalho, destroçando a autonomia e a espontaneidade do então sindicalismo anarco-socialista, foi tão ousado.

No momento, o ataque se dá sob o Andes-SN, sindicato dos docentes de ensino superior, uma das entidades associativas e posteriormente sindical das mais combativas, desde a luta pela abertura política, passando pelas greves pela defesa da Universidade Pública contra os ataques neoliberais no governo FHC e uma frente de resistência às políticas também neoliberais de Lula.

Primeiro, numa manobra burocrática, o registro sindical da entidade foi cassado. Agora, uma nova entidade é criada a portas fechadas, dentro do prédio da CUT e impedindo a participação da própria base que o pretenso sindicato diz representar. O mais curioso de tudo é a transformação de uma ONG que atua diretamente no interior do MEC em sindicato e a fundação da entidade com 425 votos por procuração, numa assembléia que durou 15 minutos!

"A iniciativa para criação desse sindicato, apesar de ser uma ameaça à unidade do movimento docente, não anula a representatividade do ANDES-SN. Nossa entidade continua firme e combativa, lutando pelo restabelecimento do seu registro sindical arbitrariamente suspenso pelo governo apoiado pela CUT. Sempre soubemos da represália que poderíamos sofrer ao permanecermos críticos e independentes em relação ao governo e ao nos desfiliarmos da CUT para construir um movimento verdadeiramente combativo, portanto, não nos sentimos abatidos, mas cada vez mais motivados à luta que temos defendido nos últimos 27 anos", afirmou Ciro Correia, presidente do ANDES.


Leia sobre o assunto em:
Docentes rechaçam tentativa de constituição de sindicato da CUT/Proifes

Manifesto de apoio ao ANDES-SN é subscrito por várias personalidades acadêmicas

ANDES-SN recebe apoio de várias entidades

Governo paulista reconhece legitimidade do ANDES-SN ao liberar Ciro Correia

CUT quer quatro dias de salário do trabalhador

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Arnaldo José disse...

TRÊS VIVAS PARA A COLUTAS ! ! ! !


que mesmo com seus problemas, está ao lado dos trabalhadores, os representando e lutando contra um governo neoliberal que nos ataca dia a dia.