quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Eu também vi!

Bola de fogo é vista no céu em Itaituba

Everaldo disse que o objeto desceu na direção ao rio. 'Cerca de dez segundos depois ouvimos o barulho de uma explosão. Foi um barulho muito forte e diferente do que estamos acostumados a ouvir. Ficamos assustados com o barulho e corremos para dentro de casa'. O empresário Ivo Lubrina disse que ouviu apenas o barulho. 'Foi um barulho ensurdecedor, que diminuia de intensidade a medida que ia desaparecendo a mancha clara no céu', explicou.


EXPLOSÃO
Há informação de que o fenômeno foi visto também nas comunidades ribeirinhas de Brasília Legal e Fordlândia, no município de Aveiro, oeste do Estado. Por telefone, um morador da comunidade Fordlandia disse acreditar que o objeto tenha caído no rio, próximo a referida comunidade 'porque o barulho da explosão foi terrível assustou todos os moradores, mas ainda não conseguimos localizar vestígio do objeto'.

O fenômeno continua despertando a curiosidade das pessoas, a medida surge novos espectadores do espetáculo no céu no anoitecer do último sábado, mas de concreto mesmo, pouca coisa se sabe sobre a bola de fogo que atravessou o céu de Itaituba seguindo o rio Tapajós sentido Santarém.

'BÓLIDO'
Há suspeita de que o objeto seria um bólido (bola de fogo) que teria entrado na atmosfera da terra. 'Este tipo de fenômeno pode ser acompanhado de ruídos característicos. Um fireball ou bólido é outra forma de chamar um meteoro muito luminoso, de magnitude igual ao planeta Vênus ou maior. No final, o bólido explode em um luminoso flash quando sua fragmentação pode ser vista. Porém, em Itaituba e região não há um centro de astronomia para explicar o fenômeno', disse o geólogo Francisco Silva.

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Belém informou que nenhum fenômeno foi detectado na área. De acordo com o gerente do Sipam, Carlos Alberto Ribeiro, o sistema de monitoramento é intenso na região, mas nada foi registrado. 'Não temos nenhuma imagem que possa comprovar esse fato', disse.
Fonte: O Liberal, Edição de 17/09/2008.

Observação: Em breve relatarei aqui a minha experiência com a “bola de fogo”.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: