quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Good Bye, Lenin!


Uma boa pedida para lembrar os vinte anos da queda do Muro de Berlim, muito além das matérias da Globo, é assistir o poético e engraçado filme Adeus, Lênin! sobre as transformações na Alemanha Oriental pós queda do muro.
"A história parte de uma idéia pra lá de inusitada. No final de 1989, uma fervorosa defensora do sistema — que, ao mesmo tempo, se dedicava a escrever cartas e mais cartas tentando corrigir os muitos desvios burocráticos do sistema — sofre um enfarte e entra em coma ao ver seu filho ser brutalmente reprimido em uma manifestação contra o Muro de Berlin. Passam-se oito meses. A mulher sai do coma e o filho é orientado pelos médicos a não expô-la a qualquer emoção forte.
Contudo, há um problema: no período em que esteve em coma, Erich Honecker foi afastado, o Muro caiu, a Alemanha foi unificada e o capitalismo começava a avançar a largos passos. Nesta situação, o filho decidi omitir tudo isso e recriar, no apartamento, o antigo regime, como se nada houvesse acontecido.
Nessa recriação do “socialismo real”, com extremo bom humor, o diretor cria situações hilárias, particularmente através dos programas e noticiários que o dedicado filho cria com a ajuda do amigo cineasta."
Comentários
0 Comentários

0 comentários: