sexta-feira, 19 de junho de 2009

Escute o que estão dizendo eles

Por Edilberto Sena*

Do Kasaquistão o presidente voa para a Amazônia. E não vem só, traz uma grande equipe. Vêm os ministros Mangabeira e dona Dilva, vêm seu Carlos Minc, seu Stefanes e seu Cassel, entre outros. Uma revoada de ministros com o presidente estão na imensa Amazônia. Hoje, para o governo do Sr. Luiz Inácio, será o dia da Amazônia, um negócio para entrar na historia, pois nunca antes neste país (como gosta de falar o presidente) um governo e seus ministros vieram à Amazônia num só dia em vários lugares – de Rondônia a Marabá no Pará, de Mato Grosso a não sei onde mais, é o dia da Amazônia.

O que vem fazer toda essa equipe do alto escalão federal à região? Virá aparelhar o Ibama com gente e recursos para garantir o melhor cuidado com a natureza? Para isso, o IBAMA precisa de ao menos 1.200 fiscais de campo, além de veículos e outros equipamentos sensoriais. Virá a equipe presidencial garantir e homologar as terras indígenas? (Se o presidente que está no Mato Grosso tiver um mínimo de curiosidade para visitar os indígenas Guaranis verá que eles vivem num desespero por falta de suas terras invadidas por fazendeiros) Virá trazer recursos para pagar os amazônidas que não derrubam florestas?

Ou será que essa grande viagem será apenas para dizer aos 25 milhões de habitantes da Amazônia que a dona Dilma é a candidata preferida do Sr. Luiz Inácio para substituí-lo nas próximas eleições? Ou será que todos os ministros virão à Amazônia para falar uma só linguagem (mesmo os briguentos Minc e Stefanes) de que a Amazônia já está negociada com o PAC, o plano de aceleração do crescimento? E que portanto, gostem ou não os amazônidas, na lei ou na marra serão construídas as hidroelétricas do Rio Madeira e do Xingu, do Estreito e do Rio Madeira e do Rio Tapajós, mesmo todos sabendo que a construção delas é a destruição da fauna e da flora da Amazônia e mais grave a destruição da vida de tantos ribeirinhos e indígenas.

Será isso que eles todos irão falar hoje neste tal dia da Amazônia? Nunca antes nesse país, uma equipe federal tão grande esteve ao mesmo dia, nas mesmas horas em vários pontos da Amazônia, inclusive o presidente, que vai almoçar churrasco com nada mais, nada menos do que o Sr. Blairo Maggi, o moto serra nacional, o homem que patrocina a maior área desmatada da Amazônia para cultivar soja. Nunca antes nesse país se investiu tanto em obras que destroem a biodiversidade da Amazônia, em nome do crescimento econômico do Brasil, do outro Brasil. quer ver? Escute o que estão dizendo eles.


* Padre diocesano e Coordenador da RádioRural AM de Santarém-PA. Editorial de 19 de maio de 2009.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: