CARTA ABERTA PELA DEFESA DA GERÊNCIA DO IBAMA EM SANTARÉM!!
O IBAMA de Santarém está sendo REDUZIDO. Será transformado de Gerência Executiva em Escritório Regional. Quais as consequências?
- Se hoje a situação já é precária, imagina com menos gente e menos recursos!
- Os problemas sócio-ambientais aumentam numa velocidade espantosa. O IBAMA deveria ser FORTALECIDO, certo? Por que então é reduzido? Por que as decisões são contrárias às necessidades da região amazônica?
- Dizem que as Secretarias de Meio Ambiente do Município e do Estado vão cuidar do oeste do Pará. Quando? Até elas se estruturarem, como vai ser?
- O mundo inteiro fala da Amazônia. A floresta está indo embora. Na televisão todo mundo defende a sua conservação. Mas na prática, o que vemos é que sua destruição é cada vez mais facilitada. Floresta no chão é lucro pra poucos. Floresta em pé é dignidade pra muitos.
- Vai aumentar a burocracia, pois o IBAMA de Santarém vai depender muito mais de Belém pra resolver as coisas. Mais papel pra lá e pra cá, o que significa mais demora no atendimento da população.
- Os serviços e ações do IBAMA de Santarém vão ser mais limitados, pois será maior a dependência de Belém.
- Com a grande perda do poder político aqui, perdemos um grande poder de decisão. Acontece que a dinâmica ambiental exige decisões rápidas e estratégicas. Quem melhor para decidir sobre as prioridades das ações do que quem vive e conhece a região?
- A descentralização do poder é importante porque o oeste do Pará é diferente de Belém e do restante do Estado. As grandes dificuldades exigem que tenhamos uma gestão forte aqui. Precisamos fortalecer o oeste do Pará.
Estamos na fronteira da degradação, no olho do furacão. A devastação, a pobreza e a violência aumentam. Precisamos aumentar a defesa sócio-ambiental e não o contrário!
O IBAMA PRECISA CRESCER E NÃO DIMINUIR!! AJUDE-NOS CONTRA ESSE ABSURDO!!