sexta-feira, 26 de junho de 2009

Ações do Ibama e da PF apreendem madeira ilegal e efetua prisões em Santarém


Desde o último dia 19 foi deflagrada a Operação Bajara na região dos rios Curuatinga e Curuá-Una. No final de semana houve uma grande apreensão de madeira ilegal em balsas. Uma das embarcações chegou a Santarém no domingo (21). Ela estava carregada com mil metros cúbicos de madeira, o equivalente a 40 caminhões de toras, totalizando o valor de R$ 1 milhão.

Segundo o IBAMA, a madeira apreendida é totalmente ilegal, sem nenhum tipo de documentação. As toras de árvores nobres como ipê, maçaranduba e angelim continuam no Porto de Santarém e serão doadas. As multas aplicadas podem chegar a R$ 300 mil.

Hoje, Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc desembarcou em Santarém para acompanhar a operação.

Na região, há alguns assentamentos denunciados como fantasmas pelo Greenpeace, Ministério Público Federal e imprensa e que se encontram interditados judicialmente.

Mesmo assim, a região denominada Gleba Pacoval é palco de conflitos intensos, havendo inclusive duas mortes recentes. A região é disputada por vários grupos madeireiros, grileiros, sojeiros e por comunitários de assentamentos e ribeirinhos, sendo intenso o tráfego de balsas e a extração ilegal de madeira.


Para enteder o caso, leia mais:
operação FAROESTE / Faroeste II
Distribuir terra na Amazônia não é fazer reforma agrária ...
Assentamentos e Papel, Madeira de Lei
Assenta e corta
O Estado do Tapajós On Line: SEMAB deu sumiço em dinheiro de convênio

Assista:

http://www.youtube.com/watch?v=icn-r3DPSyM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=FSf45fs8wxU&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=qeikvc81bR0&feature=related

FURADA: Não houve a prisão da Sr. Carmem Júlia no PDS Renascer. O furo dado aqui no blog foi na verdade uma furada, uma informação passada por uma fonte equivocada.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: