segunda-feira, 15 de junho de 2009

Palestinos refugiados no Brasil estão à míngua!


Em 2005, enquanto os Estados Unidos intensificavam o banho de sangue no Iraque, Israel invadiu e foi derrotado no Sul do Líbano. Neste momento, a já caótica situação de refugiados palestinos em campos de concentração nestes países só piorou e a Onu anunciou um programa para refugiados em outros países, longe dos conflitos.
Com a invasão do Iraque negada pelo Conselheiro de Segurança e efetivada pelo "Coalização", a Agência que nunca foi grandes coisas e quase sempre serviu para legitmar as grandes potências, ficou reduzida a um papel "humanitário" de vasculhar corpos em escombros, transporte de remédios, fornecimento de alimentos e segurança para deslocamento de populações em regiões de guerra.

Mas nem a esse papel parece que a Onu está servindo mais. Recentemente, um grupo de 115 palestinos refugiados nos Brasil manifestou o desejo de ir embora do país. Depois de insistirem por vários caminhos, um grupo de vinte e cinco deles, atualmente em Brasilia - DF, acamparam por tempo indeterminado , com muitas faixas e bandeiras, em frente ao prédio do Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em protesto contra o tratamento que lhes é dispensado pelo ACNUR, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e a omissão do governo brasileiro sobre o assunto através do CONARE, Comitê Nacional de Refugiados e pelo Itamaraty.

A principal reivindicação dos refgugiados agora é irem para outro país, pois foram maltratados e abandonados pelo ACNUR. O acampamneto deve chamar a atenção não apenas do Brasil, mas do mundo e mostrará a face cruel, violenta e desumana da politica sobre refugiados não só do ACNUR, mas do Brasil também. Palestinos refugiados no Brasil afirmam que a instituição não repassa sua ajuda de custo a doze ( 12 ) meses. "O acampamento teve dia para começar, mas não terá dia para terminar, se lutamos a milhares de anos pelo que acreditamos, lutaremos o tempo que for necessário para obter nossos direitos que são universais" , afirmou um dos refugiados.

O papel humilhante imposto pela Onu aos refugiados deveria envergonha também o governo Lula que nada faz diante da situação e ainda faz coro às investidas imperialistas como as tropas brasileiras que estão até no Haiti.


Leia e veja: Os refugiados em Brasilia e Refugiados palestinos acampam no Itamaraty e recebem solidariedade de brasileiros e turistas estrangeiros no blog "Somos todos palestinos"

Leia ainda: Tropas da ONU e Polícia reprimem manifestação no Haiti (Radio Agência Notícias do Planalto)
Comentários
0 Comentários

0 comentários: