segunda-feira, 15 de junho de 2009

Escravos com motossera na mão


Na mesma esteira da recente publicação da revista Science que comprovou que o desmastamento na Amazônia está associado com o crescimento da pobreza nas regiões campeãs, o Blog do Sakamoto trás umas postagem, com mapas, que comprova que os municípios com maior incidência de ocorrência de trabalho análago ao escravo a partir das fiscalizações do Ministério do Trabalho também são os mesmos onde mais ocorrem desmatamentos.

Diz a postagem:

A relação entre trabalho escravo e desmatamento está vastamente documentada nos relatórios provenientes das ações de fiscalização dos grupos móveis do governo federal, responsáveis por retirar trabalhadores da escravidão. De acordo com esses documentos, a maioria dos libertados desde 1995 estava em serviço de abertura de trilha na mata virgem para a entrada das motosserras, derrubada de árvores e produção de cercas com essa matéria-prima e retirada de tocos e raízes para a preparação do terreno visando à implantação de pastos ou de lavouras.

Há alguns anos plotei essas informações, com a ajuda do pesquisador Ivan Paganotti, em fotos de satélite. Posto dois dos mapas para vocês terem uma idéia do que estou dizendo. A mancha em amarelo é de desmatamento e as bolas azuis são municípios com libertação de trabalhadores entre 2002 e 2004. Verifica-se que a concentração das propriedades rurais que utilizaram trabalho escravo está exatamente nessa faixa do arco do desflorestamento, que vai de Rondônia até o Maranhão, com especial concentração das regiões Sul e Sudeste do Pará.

Leia tudo em: Na Amazônia, escravos de motosserra na mão

Comentários
0 Comentários

0 comentários: