quarta-feira, 3 de junho de 2009

Novas pérolas do Tremonte

O jornal “Novo Estado” de ontem trás uma “entrevista exclusiva” com vice-presidente da Uniflor (leia-se madeireiros do Pará). O “líder” Luis Carlos Tremonte trata da demissão do secretário estadual de meio ambiente, Valmir Ortega:

Leia abaixo algumas declarações de Luis Carlos Tremonte ao jornal:

"A sociedade precisa saber que as entidades do setor se reuniram várias vezes com o ex-secretário e a única reivindicação foi liberação de projetos de manejo legais, ou seja, em áreas documentadas e que tinham madeira, mas o secretário preferiu assinar liberações em áreas onde não existe nenhuma árvore".

"Hoje sabemos que ao invés de liberar os projetos, o que a Sema fez foi inchertar [leia-se enxertar] créditos falsos de madeira em projetos de manejo velhos, um absurdo. Como o Ortega pode querer posar de defensor da floresta depois de um escândalo destes?"

Nós apoiamos Ortega, ele sabe disso, mas ele nos traiu, não atendeu nossas reivindicações, nunca nos levou a sério. Sinto-me com um grande nariz de palhaço, fomos enganados, humilhados e, mais uma vez, querem nos transformar em vilões da história".

"Em 2007 a Sema liberou em média 300 mil metros cúbicos de madeira por mês. Nos primeiros seis meses deste ano foi liberado menos de 40 mil metros cúbicos por mês. Parece que havia um grande interesse em alimentar a ilegalidade",

"Ele usou o Pará, usou o setor florestal, travou a economia do Estado, causando miséria, desemprego e ilegalidade", desabafa o empresário. "Eles nunca pensaram nas famílias destruídas por falta de emprego. Vimos no Fantástico uma mãe vender uma filha em Portel por quatro cervejas. Isso é desespero, resultado da miséria e do desemprego. Participei de várias reuniões em que o prefeito de Portel dizia para o Ortega que estavam acabando com os empregos lá, que isso causaria pobreza, prostituição, mas ninguém ouviu ele. Meu Deus, o que ele queria fazer com o Pará?",

"Estamos dando um voto de confiança para o novo secretário (Aníbal Picanço), que tem se demonstrado uma pessoa séria. Mas não vamos mais esperar dois anos e meio por resultados, ele precisar mostrar que está do lado de legalidade, das pessoas que querem trabalhar de forma séria, precisa liberar os planos de manejo que o Ortega engavetou",

E por fim e o mais importante:


"A Sema precisa começar a liberar imediatamente os planos de manejo, inclusive os em assentamentos rurais do Incra e áreas com títulos de até 100 hectares, destravar o setor e deixar as empresas trabalharem na legalidade”.

Comentários
0 Comentários

0 comentários: