quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Língua Ferina: 2 anos

Num domingo de dezembro à tarde, na cidade de Altamira, Pará, com as postagens Governo ajuda madeireiras a devastar a Amazônia, Frei Cappio retoma greve de fome contra Transposição do rio São Francisco e Quatro frases que fazem crescer o nariz do Pinóquio (texto de Eduardo Galeano) nascia este blog. Acho que estas três postagens já diziam um pouco de sua cara: internacionalista sem deixar de ser amazônida e nordestino; ambientalista sem ser capitalista e classista sem ser corporativista.

Logo em seguida ele parou por algumas semanas e ao longo de 2008 ele pegou o seu ritmo, ganhou uma nova cara, passou a exibir os marcadores (palavras-chave) e ganhou o nome “Língua Ferina”, por sugestão do amigo Luiz Viegas, em tom de brincadeira, já que a expressão me havia sido dada em tom pejorativo por outra pessoa.

Em 2009, passei a inserir links para acessar páginas de notícias, outros blogs que leio, movimentos sociais e meios alternativos de imprensa. Inseri um contador de visitantes (nos últimos 11 meses, foram mais de 38.000) e um localizador, a pouco mais de um mês. Para minha surpresa há leitores deste blog nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, México, Argentina, Guiné Bissau, Colômbia entre outros países. Inclui assim uma ferramenta de tradução e outra de pesquisa para auxiliar esse público.

Certa vez li em algum lugar que 80% dos blogs não conseguem chegar ao primeiro ano. Levando em conta as enormes dificuldades de acessar internet na região onde moro, a vigilância que me fazem no trabalho, os comentários de alguns que passam por aqui e o fato de não me beneficiar financeiramente com as informações (até já me ofereceram!), iniciar agora o terceiro ano de vida do blog é para mim é uma vitória gratificante.

Foram 9 postagens em 2007; 599 em 2008 e 1373 em 2009 até aqui. Elas foram envidadas principalmente de Santarém onde moro e também de outras cidades paraenses (Marabá, Belém, Oriximiná, Altamira, Rurópolis, etc.) e do país (Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro...). Por onde passei, deixei um pouco destas cidades aqui no blog. Reproduzi textos, escrevi outros, trouxe para cá expressões minhas e de amigos meus como o “Agora, vai!”. Foram matérias, artigos, frases, fotos, brincadeiras e denúncias que de certa forma são uma extensão da minha personalidade.

O que passou por aqui contou também com uma rede de amigos e listas de debates que com seus correios eletrônicos, telefonemas, fotografias, depoimentos e recados contribuíram para a diversidade de temas aqui abordados. Gratos sem citar ninguém para não ser injusto para com os esquecidos.

Um sincero agradecimento a todos os meus leitores e um grande abraço aos colaboradores e amigos que sempre estão por aqui.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabens . . .
uma alternativa de leitura nesse nortão sem muitas alternativas . . .

Anônimo disse...

Eu tava lá em Altamira quando nasceu este blog . . .
parabens Cândio
J. E. G. S.

Arnaldo José disse...

PARABÉNS !!!!



não resisti, postei em todos, rsrsrsrsrs