terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Hidrelétrica de Santo Antônio: destruição veio, a energia não


Enquanto dezenas de casas à jusante da barragem da usina hidrelétrica de Santo Antônio são destruídas pela erosão nas margens do rio Madeira (Leia mais), o consórcio responsável pela obra não conseguiu até agora produzir energia.

Prevista para começar a operar  em dezembro de 2011, as turbinas da UH de Santo Antônio falharam, confirmando

“Segundo fontes próximas ao empreendimento, os engenheiros do consórcio fornecedor liderado pela Alstom, e que é formado ainda pela Voith e Andritz, entendem que o problema ocorreu por uma falha em uma peça de fixação do mancal, que circunda o eixo da turbina. Quando a água passou pela primeira vez, a turbina chegou a funcionar 100%, mas logo o mancal se chocou com o eixo e gerou superaquecimento pelo atrito das duas peças que não podem se encostar. Se o problema detectado for de fato somente a peça de fixação, em fevereiro as duas turbinas devem entrar em operação normalmente. Se for o mancal, o atraso será bem maior.” (Falha em turbinas de Santo Antônio atrasa geração, Valor,24/jan).
Para entender o que se passa, vale a pena ler o artigo Elucubrações sobre a Usina Santo Antônio de Paulo Andreoli que está no blog da pesquisadora Telma Monteiro.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: