sábado, 18 de fevereiro de 2012

Justiça do Ceará proíbe exoneração de agentes de trânsito em greve

Prefeitura havia anunciada na quinta (16) exoneração de 10 agentes.
Liminar proíbe ato sumário sem processo administrativo.

O Tribunal de Justiça do Ceará  expediu nesta sexta-feira (17) decisão liminar que proíbe a exoneração de 10 servidores da Agência Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). 


A decisão foi assinada pelo juiz Francisco Chagas Barreto, da 2ª vara da fazenda pública um dia após a Prefeitura de Fortaleza anunciar a exoneração de 10 servidores em estado probatório, que trabalhavam há menos de um mês como agente de trânsito.

De acordo com a decisão, "as autoridades devem se abster da prática de qualquer ato punitivo sumariamente (demissão, exoneração, suspensão, advertência, etc.), sem o devido processo administrativo, decorrente da adesão ao movimento grevista, dos servidores e agentes de trânsito da AMC que estejam em estado probatório".

Segundo a prefeitura de Fortaleza, o decreto de exoneração considera o não atendimento da convocação realizada pela Administração Pública para que os servidores em greve retornassem às atividades da AMC, o dano patrimonial causado em veículos e instalações da Autarquia pelos servidores paralisados e como a ocupação da sede administrativa do órgão.

Durante movimentos de greve da AMC, a prefeitura afirma que os servidores causaram danos a mais de 30 carros da agência de trânsito. Entre os danos citados estavam pneus furados, e ponta da chave tapada com cola. Os sindicalistas da AMC negam o dano ao patrimônio e afirmam que a direção da greve é não causar nenhum tipo de dano e fazer "um movimento pacífico e ordeiro".

O documento destaca ainda a obrigação constitucional da Chefia do Executivo Municipal na defesa do Patrimônio Público e de zelar pela plena observância de cumprimento das ordens judiciais.

Os agentes reivindicam reajuste salarial de 7% para compensar a inflação no ano anterior. Eles pedem também aumento do percentual da Gratificação Específica de Exercício da Função (GEEF) e regulamentação da produtividade dos servidores administrativos da AMC.

A Justiça do Ceará decretou a ilegalidade da greve no dia 8, mas os agentes permanecem com as atividades paralisadas. Luizianne afirmou que estuda exonerar os agentes recém-aprovados em concursos para agente da AMC. A prefeita de Fortaleza afirma que a permanência deles "não é uma coisa boa nas atuais circunstâncias". "Eles nem receberam o primeiro salário e já estão em greve por supostamente melhores condições salariais. A permanência deles talvez não uma coisa boa para a sociedade nas atuais circunstâncias", disse.

O sindicato afirma que a exoneração é uma "pressão covarde" para que os agentes retornem às atividades. Os agentes da Agência Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estão em greve desde 30 de janeiro.

Fonte: G1
Comentários
0 Comentários

0 comentários: