domingo, 7 de junho de 2009

Ouvidor da Agência Brasil reconhece falhas em matéria sobre UHs no Tapajós


Como eu já havia mencionado aqui no blog, enviei para a Agência Brasil uma crítica à matéria Rio Tapajós tem potencial para construção de até sete usinas hidrelétricas, diz Aneel, que foi também postada aqui no blog com o título: Hidrelétricas no rio Tapajós: começaram as mentiras

Esta semana, o Ouvidor da Agência Brasil, Paulo Machado, publicou na "Coluna do Ouvidor" um texto em que confirma que a matéria careceu de informações e que a Agência Brasil deveria ter ouvido os envolvidos no assunto e principalmente pesquisado melhor as informações que constam na matéria.

Leia trecho:

A Ouvidoria pesquisou e confirmou muitos dos números apresentados pelo leitor, consumidor de energia elétrica, que além de não ver a discussão sobre seus direitos nas matérias da ABr sobre o assunto, aponta erros de apuração. A classificação de Pequenas Usinas Hidrelétricas é estabelecida pela própria Aneel em resolução (**) enviada pelo leitor e não considerada pela Agência em sua resposta: “voltaremos ao assunto e ouviremos todas as partes envolvidas”. Seria interessante também ouvir o leitor pois a referida resolução diz que centrais hidrelétricas com mais de 30 MW não podem ser classificadas como pequenas, muito menos se tiverem 6.133 Megawatts, ou seja, 200 vezes mais.

Ainda a partir das sugestões do leitor, uma das questões a ser discutida, por exemplo, é a diferença de preço pago pelos pequenos e os grandes consumidores, outra é por que não se melhora a utilização do potencial instalado? Os Estados Unidos da América, por exemplo, conseguiram aumentar sua produção de energia elétrica em mais de 40% durante a década de 1960 somente com a modernização das usinas e das linhas de transmissão.


Estou impressionado com a resposta e surpreso com a matéria. Será que outros grandes meio de comunicação fariam o mesmo?
Comentários
0 Comentários

0 comentários: