sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Índice de Gini: IBGE errou?!!

IBGE corrige erro no censo agropecuário*

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou ontem que errou no cálculo do índice que mede a concentração de terras no país, divulgado no fim de setembro. O Censo Agropecuário do IBGE apurou que em 2006 o índice de Gini - segundo o qual, quanto mais próximo de 1 está o resultado, maior é a concentração fundiária- havia atingido 0,872, indicando piora na distribuição de terras em uma década.

O número correto, segundo o instituto, é 0,854, o que leva à interpretação inversa: um pequeno recuo em relação ao resultado de 0,856 apurado no censo de 1995/1996. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

O erro foi identificado pelo agrônomo Rodolfo Hoffmann, especialista em economia agrária que dá aulas no Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp). Alertado pelo professor, o instituto refez o processamento dos dados do censo e descobriu o erro. O resultado incorreto foi atribuído a uma falha técnica no processamento dos dados, e ocorreu apenas no cálculo do índice nacional. O resultado dos Estados, que mostrou aumento da concentração de terras em São Paulo (de 0,758 para 0,804) e recuo em Estados como Maranhão (de 0,903 para 0,864) estão certos, segundo ele.

O IBGE disse que o trabalho foi feito às pressas para divulgação e não houve tempo para revisão. Um software que lê os microdados pode ter falhado no processamento. Com o contato do professor, os cálculos foram refeitos e confirmou-se que o índice era mais baixo. O erro ganhou importância justamente por se tratar do indicador-síntese da pesquisa e pelo fato de o dado corrigido mostrar a tendência inversa, de menor concentração, e não de maior.

Contudo, o Gini não pode ser analisado isoladamente. Para avaliar as condições de vida e a concentração de terra, é preciso levar em conta produtividade, renda, emprego e escolaridade do produtor. O índice de Gini não qualifica a concentração. Apenas indica se ela aumentou ou não. Além disso, o arrendamento de propriedades - que não é captado - pode resultar em maior distribuição de renda, porém representa aumento da concentração.

*Fonte: Amazonia.org.br
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Arnaldo José disse...

QUAL SERÁ O PRoGRAMA Q FEZ O gini MUDAR, o eletronico ou o eleitoral?

Em tempos de programas diversos, eu prefiro minha máquina de escrever !